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02
Jan
2024
Comunicação Organizacional

Comunicação Organizacional

Quem não se comunica...

Pois é, já dizia o velho guerreiro Chacrinha(*) "quem não se comunica se trumbica".

O processo de comunicação contempla variáveis visíveis e invisíveis, as quais influenciam diretamente o nível de entendimento e os resultados pretendidos com uma mensagem.

Desde a escrita de um simples bilhete, ou o desenvolvimento de uma campanha publicitaria, ou ainda a condução de uma reunião de apresentação das estratégias da empresa, para que a mensagem transmitida atinja seus objetivos é preciso planejar a comunicação, levando-se em conta questões como:

  • Qual é o objetivo da mensagem (o que se pretende alcançar com a mensagem)?
  • Quem é o alvo (destinatário) da mensagem?
  • Qual é o melhor meio para se transmitir a mensagem?
  • Qual é o contexto da mensagem?
  • Qual é o nível de detalhamento necessário?
  • Qual é a linguagem a ser usada?
  • Qual é o melhor momento para se transmitir a mensagem?

No caso da comunicação verbal, por exemplo, um estudo desenvolvido na Universidade da Califórnia concluiu que apenas 7% da mensagem é transmitida de forma "verbal" (o que se fala); 38% é vocal (como se fala: tonalidade, ênfase, velocidade etc.); e 55% é "não verbal" (gestos, posturas, expressões, sinais etc.).

Comunicação organizacional

No campo das organizações, a falta de competências específicas em "comunicação" por parte dos gestores faz toda a diferença na eficácia da sua atuação e no alcance dos resultados pretendidos, para ele (gestor) e para e empresa.

Os estudos realizados por Robert Kaplan e David Norton (criadores da metodologia Balance Scorecard), indicaram que menos de 10% das estratégias definidas pela alta direção das empresas se transformam em ações no nível operacional, e isso se deve à ausência de uma adequada estrutura de comunicação organizacional, na qual se insere a definição e análise dos Indicadores de Desempenho (Key Performance Indicators ? KPIs).

Segundo a matéria veiculada no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão (disponível no link https://glo.bo/2G4CaxT), um estudo sobre o tema demonstrou que "quatro em cada dez profissionais em cargo de chefia falham na hora de ler e escrever". Podemos, então, atribuir um índice de 40% de falha na comunicação dos gestores (entendimento e transmissão de mensagens escritas), o que nos leva a imaginar as possíveis consequências disso para a consecução dos planos das empresas.

Em resumo, o processo de comunicação envolve variáveis bastante complexas. Nesse sentido, podemos afirmar que o conhecimento e o uso adequado das ferramentas de gestão da comunicação organizacional impactam diretamente o desempenho dos gestores e, por consequência, o crescimento da empresa.

Jairo Duarte

Sócio-Diretor da Overt Consultoria

(*) José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, foi um comunicador de rádio e televisão do Brasil, apresentador de programas de auditório de grande sucesso das décadas de 1950 a 1980. (fonte: wikipedia.org).

Jairo Duarte

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