(11) 99800-2200
Orçamento por Whatsapp
Blog
20
Nov
2023
Empresário, pense na gestão e do seu negócio

Empresário, pense na gestão e do seu negócio

O empresário, deve se preocupar com a Gestão do seu empreendimento, na busca de assegurar o desenvolvimento, a produtividade, o sucesso e a perenidade do seu negócio, por meio das boas práticas administrativas.

Segundo pesquisa do Sebrae sobre sobrevivência de empresas, o setor de microempreendedor individual (MEIs) lidera o número de empresas fechadas, com taxa de 29% de mortalidade dos negócios de 1 a 5 anos de existência. Na mesma pesquisa, os setores de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) aparecem com taxas de 21,6% e 17% respectivamente.

Na prática, isto significa que 3 em cada10 pessoas que abrem o próprio negócio como MEI, encerram as atividades antes de 5 anos.

Este cenário pode ser diferente, se o empresário de qualquer atividade econômica, entender que o seu empreendimento deve funcionar como uma empresa, e que precisa ser gerido com os mesmos princípios e práticas administrativas de uma empresa de grande porte.

Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, são as quatros funções administrativas que compreendem um conjunto de ações que o empresário, como gestor, deve implementar e executar para alcançar o sucesso da sua empresa. São preceitos básicos de uma boa gestão administrativa que, se praticados, permitirão a estabilidade e longevidade do empreendimento.

Planejar: O Planejamento é a base da função administrativa, é o planejamento que dará a sustentação para o empreendimento do MEI, é nesse processo que o gestor deve definir as metas a serem alcançadas, bem como, o plano e as ações que ele executará para atingir os resultados desejados.

Organizar: é determinar que recursos e atividades serão necessários para o gestor executar para alcançar os objetivos da sua empresa. Listar as tarefas; estabelecer prioridades e planejar a maneira como cada atividade deve ser realizada, são exemplos de boas práticas de organização.

Dirigir: é a maneira como são conduzidas as decisões e ações do dia a dia, e que resultarão no cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no planejamento. O gestor deve executar as atividades motivado e com determinação, tendo sempre como foco a entrega do melhor produto ou serviço para o seu cliente.

Controlar: significa estabelecer padrões de desempenho, medir os resultados por meio de indicadores, e realizar comparação entre o desempenho padrão e o atual, possibilitando a implementação de correções, melhorias e inovações.

Desta forma, para administrar o seu empreendimento, o empresário deve analisar sempre que possível a produtividade do seu negócio, com base no planejamento e, fundamentalmente, acompanhar a evolução por meio dos indicadores de gestão.

O sucesso ou fracasso do seu negócio está diretamente relacionado com a forma como você lida com os números da sua empresa!

Portanto, o empresário enquanto gestor do seu negócio deve desempenhar as quatros funções administrativas, compreendendo a importância de cada uma. Além disso, buscar ferramentas e tecnologias que ajudem nas tarefas e decisões no dia a dia organizacional, e na sua capacitação técnica e profissional.

Marcelo Silva

Comente essa publicação

Fale Conosco